Como usar o Microfone no celular?

Como usar o Microfone no celular?

  • Post author:
  • Post published:11 de outubro de 2021

Você sabe que é possível usar o microfone no celular?

Que todo celular tem um microfone a gente já sabe, mas quando o intuito é fazer uma gravação mais elaborada, às vezes é preciso de um microfone com maior qualidade para captar um áudio mais limpo.

A boa notícia é que para fazer uma gravação incrível de áudio, não é necessário estar em um estúdio profissional e nem mesmo ter equipamentos muito elaborados.

É isso mesmo, hoje em dia é possível chegar a uma gravação extremamente limpa e repleta de detalhes utilizando apenas um microfone e o seu smartphone.

Claro que isso vai depender do modelo do microfone e de outras variações, mas felizmente, esse é um processo bastante acessível para usufruir dos momentos em que o áudio precisa ser reproduzido e gravado de forma satisfatória.

Confira como isso é possível:

Microfone no celular funciona?

Hoje em dia, o uso do microfone para proporcionar um áudio mais limpo tem sido cada vez mais requisitado.

Isso porque o avanço da tecnologia tem proposto para os usuários criar o seu próprio estúdio em casa, o que consequentemente, também aumentou a produção de conteúdos audiovisuais tanto para aulas, como para vídeo conferências e até mesmo para os que se aventuram como youtubers.

Mas na hora de investir em um áudio mais limpo e com menos ruído, é importante saber que alguns microfones simples podem criar uma experiência bastante satisfatória quando o assunto é áudio de qualidade.

Então, podemos dizer que usar o microfone no celular para gravações é algo totalmente possível e pode ser feito de forma prática. Vamos entender melhor:

Tipos de microfone para usar no celular

Primeiro é preciso entender que embora a qualidade do microfone seja importante, o tipo de microfone é tão fundamental quanto o modelo que irá escolher.

Ou seja, não adianta nada escolher o melhor modelo de microfone do mercado, se ele não atende às suas necessidades.

Assim, existem vários tipos e modelos de microfone, mas se você tem a intenção de utilizar o microfone através do celular, é importante pesquisar mais sobre o assunto.

De toda maneira, é importante orientar que utilizar o microfone do próprio smartphone para a gravação de áudio pode sim funcionar, mas dependendo da qualidade do celular e do ambiente externo, pode acabar captando ruídos, como já dissemos inicialmente. 

No entanto, se essa for a sua única opção, saiba que é possível editar depois que o vídeo estiver pronto e tentar amenizar possíveis sons externos.

Mas se você está realmente procurando se aprimorar na gravação de áudio e captar uma gravação com mais qualidade, indicamos que conheça 3 modelos de microfone para celular que podem proporcionar uma experiência incrível nesse sentido:

Microfone bluetooth

O microfone Bluetooth é ótimo por não ter fios e pela possibilidade de ser pareado em qualquer smartphone, como também em praticamente qualquer outro aparelho que tenha opção para a função Bluetooth.

Geralmente fones de ouvidos modernos e alguns modelos de speakers contém microfones de excelente qualidade, possibilitando utilizar estes periféricos com a melhor performance.

Quando usado no celular, o ideal é executar o microfone em um aplicativo que faça a gravação e garantir que os aparelhos estejam bem próximos para evitar interferências externas.

Microfone USB

O microfone USB pode ser usado em qualquer entrada USB, sendo mais utilizado no computador, embora seja totalmente possível executá-lo no smartphone. 

É destinado especialmente para gravações em ambientes mais estáveis, onde o usuário pode gravar sentado mesmo,  preferencialmente sem muito movimento.

Sendo assim, para ser usado no celular, é preciso de um dispositivo Android com uma porta USB e um hub USB, que funcionará como a interface entre o microfone e o telefone. 

Além disso, também é necessário também realizar todo o processo a partir de um aplicativo adequado para gravar áudio.

Microfone de lapela

Sendo um dispositivo compacto, prático e de alta qualidade, o microfone de lapela possui uma proveitosa portabilidade, já que pode ser utilizado apenas com o uso do smartphone para a captação do áudio perfeito.

Por isso, o microfone de lapela é tão necessário, pois na intenção de fazer uma filmagem de qualidade, sempre o que fica a desejar é o áudio, que pode acabar captando além do áudio desejado, barulhos externos que podem destruir até mesmo a experiência de uma gravação 4K.

Existem muitos microfones de lapela, mas para saber se é destinado para uso no celular, cheque se o conector do microfone de lapela é de 4 vias

Se sim, o tipo de conector do microfone é o mesmo do fone de ouvido e, então, funcionará perfeitamente. Caso sejam distintos, você ainda pode comprar um adaptador e utilizá-lo da mesma maneira.

Esse artigo foi útil pra você? Compartilhe com os seus amigos que também procuram por uma experiência incrível de áudio.